Designer Holandês propõe um novo design para a Isetta

SEV - mais um modelo para a lista de carros do futuro que devem poluir menos

A dona da marca Isetta, a BMW já afirmou de público que pretende relançar um modelo de carro urbano, pouco poluente e que mativesse o conceito de mini carro.

Agora, Um designer holandês Ralph Panhuysen, propôs um novo visual e conceito chamado de (SEV)- Space Efficient Vehicle, ou simplesmente Veículo de espaço eficiente, sendo ele com  três assentos em uma formação em V de lado e na frente espaço para dois ocupantes, mas que não ficam paralelo, um ficaria um pouco a frente do outro.

Sua filosofia para demonstrar a viabilidade do projeto é simples.. se “A Fiat trouxe de volta o 500, o BMW Mini, Volkswagen Beetle”, disse Panhuysen. “Não seria ótimo ver um sucessor para o Isetta, Messerschmitt e Heinkel?”

Com três rodas e três passageiros, é mais prático do que uma motocicleta e mais eficiente do que os dois passageiros Smart ForTwo. O exterior será feita de um composto de fibra de linho recicláveis, e as estimativas de Panhuysen que teria um coeficiente aerodinâmico de 0,16. Isso tornaria mais aerodinâmico do que o Toyota Prius e quase tão lisa como o Aptera 2e.

O designer  vem pregando o evangelho do pequeno-carro desde o SEV chegou as finais do Michelin Challenge Design 2008. Ele credita sua abordagem pouco ortodoxa para o design do automóvel por não ter noções preconcebidas sobre automóveis.

“Eu comecei a pensar sobre a logística de transporte pessoal e de mobilidade urbana e, posteriormente, sobre mais espaço à utilização eficiente da infra-estrutura depois que eu havia passado cinco anos na logística do transporte de mercadorias”, disse ele.

Em vez de um motor híbrido ou elétrico, Panhuysen diz que o SEV é tão eficiente, que usa gasolina convencional pelo fato do carro ser muito pequeno, leve e altamente aerodinâmico.

É a mesma fórmula utilizada na criação de Aptera 2e o, apesar de que o Aptera partiu para um sistema de transmissão elétrica. Metade da energia consumida por uma veículo a 55 mph é necessária, somente para empurrar o ar para fora do caminho.

“A única maneira de realmente economizar o consumo de energia é colocar um veículo na estrada que é ultra-fino e leve “, disse ele.

Com um motor de 500cc de dois cilindros, estima que o SEV Panhuysen pode chegar a mais de 120 Km/h. Isso soa razoável, considerando a 875cc “TwinAir” motor de dois cilindros que Fiat oferece no 500.

Uma coisa é certa: Já é o terceiro modelo que apresenta 3 lugares. O primeiro foi idealizado por  Gordon Murray, ex-designer da McLaren de Fórmula 1, cujo modelo  T.25 microcar também tem três lugares. O POP da Kia, que surge como conceito também se prepara para este mercado e fechando a tríplice um novo Isetta, será?

Fonte: Wired.com

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: