Rota de São Paulo começa a usar modelo Hilux SW4 como viaturas oficiais

E não é que após mais de 40 anos usando carros da GM a unidade da ROTA ( Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) mudaram de marca.

As viaturas da Polícia Militar de São Paulo agora ( finalmente) estão de cara nova. Isso porque a frota de Blazer foi substituída por 68 unidades da Toyota Hilux SW4 com motor V6 a gasolina e câmbio manual. Cuidado bandidagem, agora as curvas serão mais fechadas e a chance de vocês vai diminuir, pois quem anda na rua sabe que os pilotos da corporação andam com um tijolo em cada pé.

Calma, ainda veremos com certeza várias S10 como viaturas da Rota por um bom tempo!

Esta é a primeira vez que a tropa de elite compra veículos que não são da GM. Em seus 40 anos de existência, a Rota já usou os modelos C-15, C-14 (veraneio) e Blazer. A mudança ocorreu pois a GM não oferece mais a versão V6 da Blazer, sendo assim, uma licitação pública foi feita e a Hilux SW4 foi escolhida após superar a Mitsubishi Pajero.

Em Fortaleza, o modelo da Toyota também é usado pela Polícia Militar.

Será que a moda pega? Poderíamos ver por exemplo porsches da Polícia por aí, seria uma boa. Afinal ninguém merece carro mil como carro de polícia né Sr. Alckmin…

Vamos colocar a Rota na rua! Como diria o saudoso e ainda vivo Maluf!

Conheça um pouco mais da história da ROTA:

O Batalhão Tobias de Aguiar, criado em 1º de dezembro de 1891, foi o terceiro Quartel construído no então Corpo Policial Permanente. Projeto de autoria do notável arquiteto Ramos de Azevedo e inspirado na arquitetura militar francesa, de estilo surgido na Europa, na primeira metade do Século XIX, com o nome de “Estilo Pós-Napoleônico”. Teve como modelo um Quartel da Legião Estrangeira Francesa no Marrocos. Em seu subsolo há uma rede de túneis que faziam ligações com os quartéis vizinhos e com a estação ferroviária.

O material para sua construção veio de diversas partes do mundo: telhas da França, tijolos da Itália e pinho de Riga, na Letônia. Atualmente, o prédio é patrimônio histórico e está tombado pelo CONDEPHAAT. Além do túnel, há a chaminé, situada do lado externo, próximo ao prédio, que serviu de referencial, durante a Revolução de 1924, contando hoje com marcas de disparos de canhões em quatro pontos.

Entenda o brasão:

Criação: Decreto Nº 20986 de 1º de Dezembro de 1951. Escudo: Bicudo, em estilo francês esquartelado. Seu Significado:

1º Campo – Superior Esquerdo: Em goles (vermelho), que simboliza a audácia, grandeza e espírito de luta, cinco asas de águia em santor que é o símbolo da rapidez nas expedições militares, em ouro que simboliza o esplendor, a soberania e a constância.

2º Campo – Superior Direito: Em ouro com duas faixas diminuídas que simboliza o cinto do cavaleiro, abaixo destas, três flores-de-lis de goles (vermelho), na parte inferior, um escudo em fundo branco que é a simbologia da pureza e do ideal, uma águia em sable (negro) e a direita outras três faixas em sinople (verde) que é a simbologia da vitória, honra e civilidade.

3º Campo – Inferior Esquerdo: Em ouro, cinco merletas em santor que simboliza a indicação dos inimigos vencidos em batalhas, em sable (negro) que é a simbologia da simplicidade, sabedoria, ciências e honestidade.

4º Campo – Inferior Direito: Em ouro, uma águia de goles (vermelho) e membrana de negro, que é a simbologia do poder, da vitória e da prosperidade, o que identifica o apelido dos AGUIARES e do 1º Batalhão de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”.

Viatura da Rota usada na época do maluf, anos 80

Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros no:

Anúncios
  1. EDSON
    junho 18, 2012 às 10:08 pm

    SOU FAN DA RENATA FAN KKKKK….

  2. EDSON
    junho 18, 2012 às 10:06 pm

    Heliton e júnior, vocês escolheram muito bem a profissão de policiais militares, seria o lugar certo para vocês mesmo !!!
    Gostaria de saber o nome de sua empresa segurança júnior, para mandar uma medalha para ela !!!

  3. bruno
    junho 11, 2012 às 7:41 pm

    primeiro lugar parabens aos homes da rota é a policia mais eficiente que existe em sao paulo eu sou fan da rota mais entre a blazer ea hilux eu prefiro a blazer a blazer os cara entra de lado na curva a hilux ja capota sera queee os policiais da rota gostaram da hilux os cara é piloto com qualquer carro mais a blazer tem historia telhada um abraço pra vc logo mais eu estoou aiii coom vcs

  4. moises ñ desista de seus sonhos agrdita tenha fé,pq élas vão se realizar..
    maio 19, 2012 às 1:10 am

    me orgulho da policia miliatr de sp,e principalmente da rota,espero um dia com vida e muinta saude,eu ainda ingressarei na policia militar de sp…meus meritos a todos vcs guerreiros amados,saiba q a corporação nunca acabam,senpre tem uma nova geração,,que brévemente chegara ao seu objetivo:um dia eu serei um policial paulista..salve a patria brasil…

  5. André
    abril 13, 2012 às 2:56 am

    Que eu saiba no estado de São Paulo não tem viatura 1.0. São de 1.6 pra cima as mesmas. Coisa q não ocorre na PM mineira onde vi viaturas 1.0 em plenas ladeiras de Ouro Preto sofrendo para se locomover em ocorrências.

  6. lyncoln
    janeiro 29, 2012 às 8:51 pm

    minha paixão e pela a rota pq rota esta na minha alma e no meu coracão ROTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  7. Augusto Hoffman
    dezembro 10, 2011 às 9:21 pm

    Junior Domingos, também tenho grande admiração pela PM de SP, porém mesmo que você não tivesse este problema, seria difícil entrar na policia escrevendo errado desse jeito…

  8. outubro 27, 2011 às 3:10 pm

    com esses erros grotescos de português você não passa nem na prova de vigia noturno!

  9. matheus
    agosto 29, 2011 às 11:45 pm

    um dia vou conseguir entrar na rota.

  10. junior domingos
    julho 27, 2011 às 11:44 pm

    Olha tenho um grande magoa de mim mesmo, meu sonho era engressar na policia militar do estado de são paulo, hj tenho 37 anos, mas o destinho machucou meus sonhos, desde 18 anos engressei na area de segurança privada, com 22 anos preso por portre ilegal de arma, trabalhava em uma empresa como vigilante patrimonial, fiz uso da arma de fogo tentro da legalidade, mas quando me apresentei no dp foi contatada que a arma q a empresa me forneceu não tibha registro, assinei porte ilegal de arma, enbora fui beneficiado pela lei 9099 de 97, meu sonho de defender a popullação em nome do estado de são paulo se foi,mas segui minha carreira paralela, hoje sou supervisor operacional de uma empresa de segurança privada , mas tenho orgulho da policia militar do meu estado, e acredito muito nela, e tenho o maio orgulho de ser vizinho de um dos policiais mais atuante,e de vital inportancia na policia militar de são paulo, SR TEN CEL PM TELHADA, que deus o proteja e de muita saude para este homem corre policia no lugar de sangue.

  11. maio 26, 2011 às 10:05 pm

    Olá Heliton,

    Boa sorte na prova e que você passe nela com méritos, estamos precisando….

    Um forte abraço,

    Equipe Contagiros

  12. maio 26, 2011 às 8:17 pm

    sou fan da rota vou fazer a prova da pm em piracicaba vou tenta realizar meu sonho si fosse preciso eu trabahava ate de grasa para policia um dia eu chego tehada.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: