Início > Autos Carros Ford, Curiosidades Automotivas, Muscle Cars, Mustang, Notícias de Autos, Motos e Acessórios, Notícias do Setor Automotivo > Morre Carrol Shelby, o criador de duas das maiores lendas do mercado automobilístico, o Mustang Cobra e o Shelby

Morre Carrol Shelby, o criador de duas das maiores lendas do mercado automobilístico, o Mustang Cobra e o Shelby

Carrol Shelby ao lado de umas de suas maiores criações , o Modelo GT500

Carrol Shelby ao lado de umas de suas maiores criações , o Modelo GT500

A gente sabe que tudo um dia acaba, mas tem sempre aquela vontade que nunca termine. Esta semana mesmo publicamos que o novo Mustang Shelby GT 500 V8 acabará de ganhar o título de motor V8 mais potente da história.

Mas nem sempre apenas de boas notícias vive o mercado. Após anúncio oficial da empresa Carroll Shelby Internacional a poucas horas, todos estão de luto com morte ( precoce) de Carroll Shelby, uma das figuras mais importantes da indústria e da história recente dos automóveis.

Ele deixa um legado e tanto aos 89 anos no Hospital Baylor, em Dallas (EUA). A causa da morte ainda não foi divulgada. Sabe-se apenas que o empreender e gênio automobilístico faleceu ontem , quinta feira.

Carrol Shelby - um pouco da história das pistas e da paixão por corridas

Um pouco da história do gênio das máquinas de 4 rodas

Carroll Shelby é um ícone pois criou a história de verdadeiras lendas do automóvel não só nos anos 60 e 70 com o Shelby Mustang e o Shelby Cobra. Mas também até hoje dirigia uma empresa que produzia o que há de melhor no cenário de autos estilizados e customizados.

Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Shelby foi piloto — ele ganhou a tradicional corrida de Le Mans em 1959, dividindo o Aston Martin DBR1 com Roy Salvadori —, filantropo, empresário criador da marca Shelby e proprietário de uma equipe de corrida. “Ele talvez seja a única pessoa a ter trabalhado em um nível visível nos três principais fabricantes de automóveis americanos”, diz a nota oficial da empresa sobre a morte do piloto .

Carroll Shelby fundou a Carroll Shelby International, com acordos com gigantes da indústria, como Ford Motor Company, Mattel, Sony e Electronic Arts. Sua companhia de automóveis, a Shelby American, tem um negócio próspero de peças, bem como uma linha de muscle cars, incluindo o Shelby GT500 Super Snake, Shelby GT350 e Shelby GTS. A empresa, sediada em Las Vegas, também fabrica séries limitadas do Shelby 289 “street” 1960, 289 FIA, 427 S/C e Daytona Coupe Cobras.

A alguns dias ganho o título de motor V8 mais potente do mundo com o Mustang Shelby GT500 V8 2013.

O mais impressionante da história dele foi o como ele se tornou um mito do segmento.

Em 1959, após se afastar das corridas por motivos de saúde (ele tinha sérios problemas de coração desde a infância), Shelby montou uma escola de alta performance para pilotos e também a Shelby-American Company, preparadora de motores e carros esportivos.

Shelby criou no início dos anos 60 o Ford Cobra, carro de corrida contruído a partir do AC Ace inglês, mas com motor V8 americano ao invés de um obsoleto V6 inglês. Henry Ford II adatou o carro sob a insígnia da Ford com o nome de AC Cobra, nome com o qual o carro foi lançado no mercado americano. Rapidamente o colocou nas pistas para ser um caça-corvette, então o esportivo americano de maior destaque. A estratégia deu certo, lançando à fama o agora preparador Carroll Shelby.

Veja mais fotos e um pouco mais da história do ícone Carrol Shelby no Blog Contagiros

ac-cobra-original 1966 criado por Carrol Shelby

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: