Início > Autos Carros Ford, Curiosidades Automotivas, Muscle Cars, Mustang, Notícias de Autos, Motos e Acessórios, Notícias do Setor Automotivo > Morre Carrol Shelby, o criador de duas das maiores lendas do mercado automobilístico, o Mustang Cobra e o Shelby

Morre Carrol Shelby, o criador de duas das maiores lendas do mercado automobilístico, o Mustang Cobra e o Shelby

Carrol Shelby ao lado de umas de suas maiores criações , o Modelo GT500

Carrol Shelby ao lado de umas de suas maiores criações , o Modelo GT500

A gente sabe que tudo um dia acaba, mas tem sempre aquela vontade que nunca termine. Esta semana mesmo publicamos que o novo Mustang Shelby GT 500 V8 acabará de ganhar o título de motor V8 mais potente da história.

Mas nem sempre apenas de boas notícias vive o mercado. Após anúncio oficial da empresa Carroll Shelby Internacional a poucas horas, todos estão de luto com morte ( precoce) de Carroll Shelby, uma das figuras mais importantes da indústria e da história recente dos automóveis.

Ele deixa um legado e tanto aos 89 anos no Hospital Baylor, em Dallas (EUA). A causa da morte ainda não foi divulgada. Sabe-se apenas que o empreender e gênio automobilístico faleceu ontem , quinta feira.

Carrol Shelby - um pouco da história das pistas e da paixão por corridas

Um pouco da história do gênio das máquinas de 4 rodas

Carroll Shelby é um ícone pois criou a história de verdadeiras lendas do automóvel não só nos anos 60 e 70 com o Shelby Mustang e o Shelby Cobra. Mas também até hoje dirigia uma empresa que produzia o que há de melhor no cenário de autos estilizados e customizados.

Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Shelby foi piloto — ele ganhou a tradicional corrida de Le Mans em 1959, dividindo o Aston Martin DBR1 com Roy Salvadori —, filantropo, empresário criador da marca Shelby e proprietário de uma equipe de corrida. “Ele talvez seja a única pessoa a ter trabalhado em um nível visível nos três principais fabricantes de automóveis americanos”, diz a nota oficial da empresa sobre a morte do piloto .

Carroll Shelby fundou a Carroll Shelby International, com acordos com gigantes da indústria, como Ford Motor Company, Mattel, Sony e Electronic Arts. Sua companhia de automóveis, a Shelby American, tem um negócio próspero de peças, bem como uma linha de muscle cars, incluindo o Shelby GT500 Super Snake, Shelby GT350 e Shelby GTS. A empresa, sediada em Las Vegas, também fabrica séries limitadas do Shelby 289 “street” 1960, 289 FIA, 427 S/C e Daytona Coupe Cobras.

A alguns dias ganho o título de motor V8 mais potente do mundo com o Mustang Shelby GT500 V8 2013.

O mais impressionante da história dele foi o como ele se tornou um mito do segmento.

Em 1959, após se afastar das corridas por motivos de saúde (ele tinha sérios problemas de coração desde a infância), Shelby montou uma escola de alta performance para pilotos e também a Shelby-American Company, preparadora de motores e carros esportivos.

Shelby criou no início dos anos 60 o Ford Cobra, carro de corrida contruído a partir do AC Ace inglês, mas com motor V8 americano ao invés de um obsoleto V6 inglês. Henry Ford II adatou o carro sob a insígnia da Ford com o nome de AC Cobra, nome com o qual o carro foi lançado no mercado americano. Rapidamente o colocou nas pistas para ser um caça-corvette, então o esportivo americano de maior destaque. A estratégia deu certo, lançando à fama o agora preparador Carroll Shelby.

Veja mais fotos e um pouco mais da história do ícone Carrol Shelby no Blog Contagiros

ac-cobra-original 1966 criado por Carrol Shelby

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: