Nova Geração da BMW chega ao Brasil com Série 5

O sedã Serie 5 da Bmw chega ao Brasil em sua sexta geração com um pacote de novidades nunca visto no modelo. Recheado de tecnologia, o três-volumes da Bavária ultrapassa os conterrâneos Audi A6 e Mercedes-Benz Classe E em requinte, mas maltrata o bolso dos interessados, sendo o mais caro dos três.

O Carro prova que, em pouco tempo, o Motorista terá cada vez menos trabalho para dirigir. Há câmeras espalhadas nas laterais e traseira, ajudando em manobras e avisando o condutor sobre a aproximação de outros Veículos. Nem estacionar será problema.

O sistema automático Auto Parking estaciona sozinho o Serie 5, retirando do Motorista a tarefa de fazer a baliza. Bem, quase. O equipamento reconhece uma vaga, calcula o tamanho do espaço, monitora obstáculos e faz a baliza. Ao condutor sobra apenas o trabalho de engatar a seta, acelerar e frear ao término da manobra.

Imagem mostra a evolução até a 6 geração atual

É o primeiro modelo da montadora a receber este recurso, mas não o primeiro a desembarcar no Brasil. O estreante foi o Volkswagen Tiguan.

Também se destaca o Connected Drive, tecnologia que freia e acelera o carrão, sem exigir de quem está atrás do volante a missão de pisar no acelerador. É uma espécie de controle de velocidade de cruzeiro com funções inteligentes. Ao programar uma velocidade desejada, o Serie 5 se mantém na marca escolhida, mas o Carro freia sem intervenção do piloto quando um obstáculo se aproxima da dianteira.

Caso o Carro à frente acelere ou saia do caminho, o sistema volta a acelerar progressivamente. Mesmo frenagens de emergência são possíveis sem que o Motorista encoste no pedal de freio, levando o Veículo a uma parada total.

Com a tecnologia Bmw EfficientDynamics, o novo Bmw Série 5 é capaz de recuperar parte da energia desperdiçada em frenagens para recarregar a bateria, economizando combustível, já que nesta condição o alternador não utiliza a energia gerada pelo Motor.

As respostas ao acelerador são instigantes.  Na Serie 5 550i, versão topo de linha, equipada com propulsor 4.5 V8. Com torque de 61,1 kgfm entre 1.750 rpm e 4.500 giros, é fácil esquecer que se trata de um automóvel com 1.905 quilos. Em curvas, as quase duas toneladas parecem não dar trabalho à suspensão ativa.

Com tanta potência e auxílio eletrônico para manobrar, nem o peso, nem o tamanho (4,89 metros de comprimento) incomodam a direção. Aliás, a caixa com assistência elétrica deixa o Serie 5 mais macio que um compacto dotado de direção hidráulica.

Se o Motorista se diverte com o pouco trabalho que lhe resta, dominar o volante e cuidar do trânsito, os passageiros também aproveitam. Três telas de cristal líquido, uma na dianteira e duas atrás de cada assento (catálogo topo de linha), permitem que três programações diferentes sejam selecionadas. Ou seja, é possível, por exemplo, ouvir rádio, ver televisão e assistir DVDs ao mesmo tempo.

Por enquanto, duas versões serão disponibilizadas para os brasileiros, a 535i e a 550i. A primeira tem Motor 3.0, de seis cilindros, capaz de gerar 310 cavalos. O mais caro tem um propulsor 4.5 V8. Ambos utilizam a mesma transmissão sequencial com oito marchas.

Veja os preços oficiais do novo Serie 5 2010/2011
535i – R$ 288.000
550i – R$ 395.000

Fonte: Zap Motor

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: