Toyota NS4 concept visto no Salão de Detroit dá uma mostra de como serão os futuros sedãs do mercado

NS4 Concept da Toyota, uma revolução no mercado de sedãs, ou uma inspiração de Honda de anos anteriores?

Ontem estivemos no lançamento oficial do Honda Civic 2012 em uma concessionária Honda na cidade de Campinas. Claro que já tínhamos visto o carro antes, porém a idéia era de ver como um cliente Honda iria recepcionar o novo modelo em clima de estréia.

De forma muito tímida os fiéis consumidores foram chegando e vasculhando os modelos expostos, começando pelo de entrada até o mais completo que perfilavam pela ampla e moderno instalação da unidade. Confesso que eu mesmo esperava um pouco mais de suspiros por parte dos clientes. Por fora o carro ainda não chegou a arregalar os olhos de ninguém, porém ao entrarmos a curiosidade é aguçada e quem sabe por fim após um test drive a venda seja efetivada.

Toyota Camry atual verá o NS4 Concept chegar a tomar o seu lugar no futuro?

Mas o que me chamou bastante atenção foi ver que que o Novo Civic 2012 se espelhou de forma muito peculiar em seu irmão mais robusto o Accord. Este por sua vez tenta se espelhar num primo distante, o Camry da Toyota. Pelo visto e pelo que pudemos perceber a Honda parece ter a obsessão de querer ser apenas uma outra marca, a Toyota. Pelo menos é esta a impressão que tivemos ao refletir e analisar a situação.

Assim como um irmão mais novo que deseja se espelhar num mais velho, talvez a Honda tenha perdido a mão visual e estética no Novo Civic 2012 ao apostar na semelhança de estratégia da Toyota em não mexer muito no Corolla.

Bom , tudo isso para fazer o gancho com um modelo que estréia como conceito nos Salões de automóveis mundiais , o NS4 Concept da Toyota. A impressão que temos é a de que ela prepara um modelo que talvez possa se tornar um dia referência para os novos sedãs. Ele está sendo mostrado no Salão de Detroit 2012 como um conceito híbrido, mas o engraçado é que alguns jornalistas apostam que ele será o  futuro do Prius.

Como dissemos antes a família da nova geração do Camry e do Corolla possuem visuais similares, com elementos de design muito parecidos. Talvez a intenção da montadora Japonesa desta vez seja apontar como seria uma futura modelagem do Camry.

Segunda a própria Toyota, o  NS4 Concept é o protótipo de um sedã híbrido do tipo plug-in (recarregável na tomada). Sem informar detalhes técnicos do conjunto motriz, a Toyota diz que equipou o conceito com o que existe de mais moderno em sistemas de interface e segurança.

Como é o NS4 Concept ?

Em seu interior o NS4 Concept apresenta o controle de diversas funções do carro, feita através de uma tela sensível ao toque, como por exemplo, os sistemas de ar-condicionado, sistema de som e entretenimento, sistema de navegação além de informações do sistema elétrico e gerenciamento das baterias. Com base no uso, o sistema inteligente memoriza as preferências dos usuários, com esse aprendizado, passa a sugerir ações evitando distração do motorista.

O modelo também conta com algumas tecnologias já existentes no mercado, porém mais sofisticados. A Toyota informou que o NS4 traz uma nova geração do sistema anti-colisão com radares e câmeras para monitorar o perímetro em torno do veículo com o objetivo prevenir mudanças de faixas e acidentes. A diferença dos demais sistemas existentes é que ao detectar a iminência de um acidente, o sistema atua nos freios e também na direção, desviando o carro de pessoas, obstáculos e veículos.

Acompanhe o ContaGiros nas Redes Sociais:


 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: