Números do mercado americano. O que esperar do Salão de Detroit 2012?

O mundo está em crise, pelo menos é o que jornais, revistas e a web mostra, mas apesar disso o mercado americano parece estar suspirando e tentando dizer o contrário no caso das montadoras tradicionais da terra do tio Sam.

No total as vendas de carros nos Estados Unidos devem somar 13 milhões de unidades, em taxas anualizadas, depois de quatro meses de crescimento constante. A estimativa é da JD Power e LMC Automotive. Porém uma parte do mercado entende que  que boa parte das vendas de dezembro se deu por conta da iniciativa de compradores que haviam adiado as aquisições e, portanto, pode indicar solavancos nos próximos meses.

Ford Mustang Mach 1 exposto em 1967 no Salão de Detroit

A TrueCar prevê que em 2011 as vendas de carros nos EUA chegarão a 12,8 milhões de unidades (aumento de 10,3 % a partir dos 11,6 milhões de 2010) e antecipa que os maiores ganhos serão obtidos pela Hyundai Motor (40%) e Chrysler (34%). A empresa observa que as vendas totais no país já atingiram 17 milhões de unidades em anos recentes. Para 2012, a projeção é de 14 milhões.

Falando de Detroit e do Salão do Automóvel 2012

As três grandes montadoras localizadas em Detroit registraram desempenho expressivo em 2011, enquanto as japonesas enfrentaram dificuldades a partir do terremoto seguido de tsunami no país de origem. A Edmunds informou que a General Motors deve dominar 19 % do mercado norte-americano em dezembro, obtendo crescimento de 5% em relação a 2010. A Ford pode avançar 8% e ficar com 17% de participação, seguida da Toyota, com 14% (queda de 3%).

Com um humor melhor espera-se que a partir de 9 de janeiro quando as portas do North American International Auto Show (Naias) forem abertas ao grande público,  as 50 marcas que estarão por lá colocarão mais de 500 carros durante os 12 dias de evento.

São esperados cerca de 750 mil pessoas visitem o centro de exposições a partir do dia 14, quando o salão será aberto ao público geral, até o dia 22.

Segundo Bill perkins, presidente da NAIAS 2012, “O programa deste ano vai educar, entreter e surpreender”,
Na sexta-feira, 13, acontece o Charity Day, uma recepção de gala na exposição de veículos, regada a champagne, que arrecada fundos para instituições de caridade da região de Detroit. O evento arrecadou mais de 84 milhões dólares desde que foi criado em 1976.

As principais marcas do mundo estarão presentes: Acura, AMG, Audi, Bentley, BMW, Buick, Cadillac, Chevrolet, Chrysler, CODA Automotive, Dodge, Falcon Motor Sports, Fiat, Ford, GMC, Honda, Hyundai, Infiniti, Jeep, Kia, Lexus, Lincoln, Maserati, Maybach, Mazda, Mercedes-Benz, Mini, Nissan, Porsche, Ram, Scion, Shelby American, Smart, SRT, Subaru, Tesla, Toyota, Vehicle Production Group, Volkswagen e Volvo.

Veja abaixo o que esperar de algumas marcas presentes no Salão de Detroit 2012

A versão apimentada do compacto Sonic, que carregará a sigla RS, será uma das novidades. O modelo ganhou linhas mais esportivas e será puxado pelo motor Ecotec de 1,4 litro turbo, de 138 cavalos. O Sonic RS tem duas opções de câmbio, manual e automático, ambas de seis velocidades. O tom esportivo é garantido pela suspensão rebaixada, novo kit aerodinâmico, spoiler, saia traseira com saídas de escape cromadas e rodas de liga leve. Por dentro, o Sonic RS também remete à esportividade. O interior escuro, com couro preto, é realçado pelas costuras vermelhas e a sigla RS estampada nos bancos.


Um carro sofisticado, chique e porque não dizer, para quem pode! Trata-se do  New Continental 2013 nas versões GT e GTC V8. A novidade é a motorização 4.0 V8 bi-turbo é 40% mais eficiente em relação ao consumo de combustível e na redução de emissões de CO2. Ele é capaz de oferecer potência máxima de 500 cv a 6.000 rpm e torque brutais de 67,3 kgfm entre 1.700 rpm e 5.000 rpm. Tudo isso permite que o New Continental acelere de 0 a 100 km/h em 5 segundos, com velocidade máxima de 290 km/h. Em relação ao consumo, a autonomia do carro é de 800 quilômetros com um tanque. Mas para quem quer ainda mais força, a Bentley continua a oferecer o New Continental com o clássico motor 6.0 W12 de 631 cv de potência que já vendeu mais de 50 mil unidades deste seu lançamento em 2003.

O Dodge Dart, da Chrysler, volta a cena, após enorme sucesso de vendas nos anos 60 e 70. O modelo renascerá na forma de um sedã compacto e terá como base o Alfa Romeo Giulietta. O novo Dart se destaca pelo design agressivo (levemente inspirado no Dodge Charger), com faróis alongados que invadem a lateral do carro. Ele terá três opções de motorização: o Tigershark 2.0 de 16 válvulas, o Turbo MultiAir Intercooled Turbo 1.4 de 16 válvulas e o novo Tigershark MultiAir 2.4 16 válvulas de quatro cilindros.

Um dos carros conceitos que a Smart da mercedes deve mostrar no salão de de detroit 2012 é o For-Us. Ele se basea Baseado no Smart Fortwo, a pequena picape usará o mesmo motor que carrega o também conceito Car2go, apresentado ao mundo neste ano e que passará a ser produzido em 2012. Ele utiliza baterias de íon-lítio associadas ao motor elétrico que entrega 74 cv de potência e 13,2 kgfm de torque. A velocidade máxima atingida pelo compacto é de 120 km/h.

A Nissan mostrará o Pathfinder Concept, que antecipa as linhas da nova geração do SUV de sete lugares. A Honda revelará o Accord Concept que mostrará como verá nona geração do sedã japonês. Já a Toyota faz muito mistério sobre o conceito que apresentará nos Estados Unidos. A montadora recentemente soltou um teaser do Toyota NS4 Concept, entretanto não divulgou nenhuma informação do modelo.

Acompanhe o ContaGiros nas Redes Sociais:

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: