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Informações úteis sobre o que esperar do último dia antes do aumento de IPI para os carros importados

Agora é definitivo. Quem quiser comprar carros importados a partir de hoje, dia 16,  vai ter que enfrentar um aumento de 30% nos modelos disponíveis no mercado. Mas a situação ainda não é desesperadora, pois a maioria das marcas que importam carros ainda possuem estoques para atender uma demanda neste final de ano.

Carros provenientes de Argentina, México e Uruguai continuam no mesmo regime de tributação. Empresas que possuem índice de nacionalização de 65% também permanecem na regra atual. Além de serem excluídos do aumento do IPI, esses carros também conseguem escapar da taxa de importação por terem acordo comercial com o Brasil.

Ao todo, 28 marcas importam toda a sua linha de países que não estão excluídos da alta do IPI. O reajuste atinge sobretudo sul-coreanas e chinesas. A Hyundai, 9ª colocada no ranking de vendas de automóveis no ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), tem 7 modelos vindos da Coreia do Sul.

No Brasil, fabrica apenas o Tucson.A secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, disse nesta quinta-feira, 15, que o aumento do IPI sobre automóveis importados que não cumprem o índice de nacionalização de 65%, e que entrará neste dia 16, não será alterado ao longo do ano de 2012.

Segundo a secretária, o governo pretende decidir essas mudanças o quanto antes, apenas para que os setores envolvidos se preparem para as alterações a partir de 2013. O mesmo se aplica aos regimes alternativos para as montadoras que desejam entrar no mercado brasileiro a partir de agora.

Ao anunciar a medida, em setembro, o governo disse que a intenção era proteger a indústria automobilística nacional. Em termos de volume, Argentina e México são os principais fornecedores de carros importados para o Brasil -montadoras instaladas no país como General Motors, Fiat, Ford, Nissan, Peugeot Citroën e Renault trazer de plantas argentinas e mexicanas alguns modelos vendidos aqui.

Na última quarta (14), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que pode haver redução do IPI para veículos produzidos no Brasil a partir de 2013. O governo também estaria negociando flexibilizar regras para montadoras interessadas em se instalar no Brasil, devido à dificuldade de iniciar as operações já com 65% de nacionalização. Chery e JAC Motors construirão fábricas no país. A BMW também estuda produzir veículos aqui. No caso da JAC, por exemplo, a previsão é de iniciar as atividades na Bahia com 20% de nacionalização.

Governo arrecadou mais com IPI este ano

Importações a parte, ontem foi divulgada pela Receita dados que mostram aumento de 22,21% na receita gerada de janeiro a novembro pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis na comparação com igual período do ano passado, para R$ 6,6 bilhões. O valor corresponde a 0,75% de participação do total da receita gerada pelo imposto no período.

Em novembro, o volume tinha tido uma queda de 26,74% com relação ao mesmo mês de 2010, para R$ 470 milhões. Segundo a Receita, a conjugação de alguns fatores contribuiu para este resultado, como o aumento do número de veículos faturados previamente pelas concessionárias em setembro de 2011, e consequente redução em outubro, em razão do aumento na alíquota do IPI, gerando acréscimo na arrecadação de outubro e queda na de novembro.

Conclusão: Ano sai ano entra e o volume de impostos continuam crescendo e nós aqui só esperando o dia destes impostos se transformarem em algo de útil…

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