Peugeot – Citroen apresentam projeto conceito VéLV ou Veículo Elétrico Leve, um triciclo ecológico para até 3 pessoas

A PSA Peugeot Citroën apresentou esta semana o conceito VéLV, sigla para Veículo Elétrico Leve. O projeto, focado na mobilidade urbana, foi desenvolvido pelo Grupo PSA em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa. O protótipo foi apresentado em Paris, França, na segunda-feira, 26, durante o Fórum da Ademe, a agência ambiental francesa. Assim como a Renault que a um tempo atrás havia mostrado o Twizy elétrico, como alternativa ao caos das grandes cidades, o grupo francês pensou também nas questões urbanas e ecológicas.

O VéLV é um triciclo elétrico capaz de levar até três pessoas, com potência de 20 kW e peso de 650 kg e diâmetro de esterçamento de apenas 7,20 m. A autonomia das baterias é de 100 km e a velocidade máxima chega a 110 km/h. O veículo indica, em tempo real, seu perímetro de ação e identifica os postos de recarga acessíveis com a energia disponível.

O objetivo do projeto, segundo a PSA, é limitar a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo que proporciona prazer de dirigir com agilidade, graças ao motor elétrico e seu torque máximo imediatamente disponível, associado ao peso bastante reduzido. De acordo com cálculos dos engenheiros da fabricante francesa, o baixo consumo de 85 Wh/km do VéLV tem impacto ambiental equivalente ao deslocamento de uma pessoa viajando de trem.

O público alvo imaginado para o VéLV, diz a PSA, são empresas interessadas em diminuir o impacto ambiental de suas frotas, locadoras de veículos, pessoas que pretendem comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade.

Dentro do consórcio de empresas que desenvolveram o VéLV, a PSA Peugeot Citroën projetou a arquitetura do veículo; Leroy Somer, GKN e Valeo desenvolveram o sistema de tração elétrica completa de 20kW; a Valeo também criou o sistema de aquecimento projetado para pequenos veículos elétricos; a Johnson Controls Saft concebeu um conjunto de células Li-Ion com controle eletrônico que se integram ao veículo para fornecer os 8,5 kWh úteis e garantir os 100 km de autonomia; a Leoni dimensionou o feixe de sinal e de potência; a Michelin contribuiu com seu sistema de rodas motoras; e o IMS/LAPS, de Bordeaux, foi palco dos testes e simulações para compreender e aperfeiçoar o comportamento dinâmico do veículo de tamanho muito reduzido.

Veja abaixo um vídeo do VéLV elétrico da PSA Peugeot/Citroen e detalhes de sua concepção

Fonte: Automotive Business

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: