Início > Carros Antigos, Carros Nacionais, Curiosidades Automotivas, Notícias de Autos, Motos e Acessórios, Notícias do Setor Automotivo, O que tem de Novo? > Primeiro automóvel produzido no Brasil a Romi-Isetta comemora 55 anos com exposição no interior de São Paulo

Primeiro automóvel produzido no Brasil a Romi-Isetta comemora 55 anos com exposição no interior de São Paulo

Hoje é um dia especial para a indústria de veículos no Brasil. Nesta data, 5 de setembro de 1956 dava-se início a produção do PRIMEIRO VEÍCULO FABRICADO NO BRASIL, a Romi-Isetta, veículo com apenas 2 lugares e que por muitas vezes foi um carro símbolo da nossa chamada era moderna no governo Juscelino. . Muita coisa mudou nestes 55 anos de mercado. Para comemorar a data a fundação Romi a Fundação Romi e o Tivoli Shopping, de Santa Bárbara d’Oeste (SP), organizaram uma exposição com a história do veículo contada por fotos, painéis, textos e recortes de jornais da época, além de um exemplar do carro, que abre a mostra.

A exposição tem entrada gratuita e vai até 11 de setembro, na entrada A do Tivoli Shopping, em frente à loja C&A. Horário: das 10 às 22 horas. Santa Bárbara d’Oeste fica a cerca de 140 quilômetros a noroeste da cidade de São Paulo. O shopping está na Avenida Santa Bárbara, 777.

O Romi-Isetta foi produzido no Brasil até 1961. A Indústrias Romi S.A. foi fundada em 1930 por Américo Emílio Romi e Carlos Chiti. A empresa buscou na Itália o projeto do Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi para a empresa italiana Iso, de Milão.

Além de Itália e Brasil, o carro também foi produzido na Argentina, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suécia e Alemanha. Neste último país foi feito pela BMW, que cedeu os motores quatro-tempos de 245 cc das unidades fabricadas a partir de 1957, chamadas Romi-BMW. As primeiras utilizavam propulsor dois-tempos.

Conheça um pouco mais da história da Romi Isetta no Brasil

O Romi-Isetta é o primeiro carro fabricado em série no Brasil, produzido de 1956 a 1961 pelas Indústrias Romi SA. Fundada em 1930, pelo descendente de imigrantes italianos Américo Emílio Romi e por seu enteado Carlos Chiti, a Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi para a fábrica de veículos automotores Iso s.p.a, de Milão.

Em 5 de setembro de 1956, era oficialmente lançado o Romi-Isetta, com um desfile dos primeiros 30 carros pelas principais ruas de São Paulo. Foram produzidos cerca de 3.000 carros no Brasil.

O Romi-Isetta incorporou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica muito avançados, e tem várias características marcantes, como estilo único (assinado pelo italiano Giovanni Michelotti), a porta frontal única, motor transversal localizado entreeixos, dimensões extremamente compactas que conferem ao veículo extrema agilidade, aliada a consumo de combustível muito reduzido. O Romi-Isetta pode transportar 2 adultos e uma criança, atinge velocidade máxima em torno de 90 km/h, e tem consumo de 25 km/l.

Atores, cineastas e outros artistas e personalidades se reuniam em torno do Romi-Isetta Club para passeios, excursões e gincanas. Alguns dos passeios mais notáveis incluíram a Gincana dos Artistas, no balneáreo do Guarujá, e a caravana São Paulo – Rio, organizada pelo cineasta e fundador do Clube, Anselmo Duarte, para marcar o lançamento de seu filme “Absolutamente Certo”, que conta com a participação de exemplares do Romi-Isetta como protagonistas. Outro momento histórico foi a participação na Caravana de Integração Nacional, culminando com a chegada em Brasília em 02/02/1960, com o Presidente JK acenando aos presentes à bordo de um dos Romi-Isettas que participaram da Caravana.

O Romi-Isetta teve seu ciclo de vida como produto encerrado em 1961, e marcou profundamente mais de uma geração de brasileiros. Hoje em dia, com as questões ambientais e energéticas, nota-se a aplicação de conceitos do Romi-Isetta em veículos urbanos de nova produção.

Em breve a BMW deve lançar uma nova versão da Iseta… confira clicando aqui

Veja a história completa da Romi Isetta no link :

https://contagiros.wordpress.com/historia-de-carros-que-fizeram-historia/conheca-um-pouco-da-historia-da-romi-isetta/

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: