BMW confirma fábrica no Brasil

A BMW confirmou hoje  a construção de uma fábrica no Brasil. A informação é do jornalista Fernando Calmon, que divulgou a novidade em sua página no Twitter. A montadora sinalizava a possibilidade de estruturar produção na região há alguns meses, mas o Brasil disputava a unidade com o México.

A marca alemã foi a 18ª colocada no ranking de vendas no primeiro semestre deste ano, com 8.534 emplacamentos e 0,32% de market share. Sem escala de produção que justifique a instalação de uma planta completa, a operação local deve começar em regime SKD, com a montagem de conjuntos semidesmontados trazidos do exterior. Primeiro, especulou-se que o o primeiro modelo nacionalizado da marca seria o X3, mas fontes de mercado garantem que será o Série 1.

Junto com a fábrica brasileira, a BMW tem planos para novas unidades na Rússia, Índia, Coreia ou Turquia. Com as plantas, a companhia pretende acompanhar o crescimento de mercados em expansão e compensar a estagnação das vendas na Europa.

Regime SKD

Esse tipo de produção indica uma capacidade limitada de manufatura na planta e também que a produção em si não demandará altos investimentos. A instalação da fábrica foi disputada por seis estados brasileiros.

 A próxima marca a ter uma operação fabril em território nacional pode ser a Mazda. Recentemente a fabricante japonesa escolheu o México para abrigar uma planta. Após decidir-se pelo país da América do Norte, executivos da marca afirmaram que “pode ser a vez do Brasil” quando perguntados sobre onde a Mazda faria seu próximo investimento.
Não se sabe ainda quais seriam os modelos a serem produzidos, mas prevê-se que até a BMW pense num modelo específico no estilo do A1 da Audi para entrar com mais força no mercado.

Enfim, será um desafio e tanto para a marca alemã que tem uma penetração forte apenas nas camadas mais abastadas, mas quem sabe um dia veremos taxis com a marca BMW circulando por aí?


Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: