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Bomba: 100 mil seminovos foram reprovados em 2010 na inspeção anual de emissões só na cidade de São Paulo.

Que o Homem está acabando com o planeta, isso parece ser um consenso, mas a matéria publicada no site da Automotive Business me deixou ainda mais precoupado, vejam porque:

Dados da Controlar revelaram recentemente que 100 mil seminovos foram reprovados em 2010 na inspeção anual de emissões na cidade de São Paulo. Esses veículos (a maioria automóveis) correspondem a 4% dos modelos inspecionados com até dois anos de fabricação. De acordo com especialistas, a causa básica dessas reprovações na Inspeção Veicular Ambiental é a falta de manutenção. “Quase 70% dos veículos não passam pelas revisões de garantia”, afirma o diretor-executivo da Controlar, Eduardo Rosim, referindo-se às visitas obrigatórias à concessionária, muitas vezes para substituição de óleo, filtros e velas.

“Em regra, os donos de automóveis não trocam esses itens. Nem mesmo o lubrificante eles substituem”, afirma Pedro Luiz Scopino, que leciona na Universidade do Mecânico e há 13 anos utiliza analisadores de gases em sua oficina. “Os motivos de reprovação mais comuns são excesso de emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos”, diz Scopino, que também já lecionou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “A troca de velas e do filtro de ar muitas vezes resolvem esses dois problemas”, diz.

O gerente de relações institucionais do Cesvi Brasil, Eduardo Santos, concorda com esse ponto de vista: “Seja pelo valor do serviço ou pela falta dessa cultura, o proprietário deixa de fazer manutenção.” O catalisador também pode ser afetado como consequência dessa negligência: “O núcleo cerâmico (responsável pela conversão dos poluentes em gases inofensivos) pode se fundir por falhas de alimentação e ignição, que tornam a mistura ar-combustível muito pobre ou muito rica”, recorda Carlos Eduardo Moreira, gerente de desenvolvimento da Umicore, maior fornecedora do mercado brasileiro de cerâmicas catalíticas. A empresa fornece o núcleo cerâmico para os fabricantes de sistemas de escape.

Normas discrepantes

Sobre o assunto, o diretor de comissões técnicas da SAE, José Loureiro, lembra que as montadoras submetem seus carros a ensaios de emissão e consumo (normas NBR 6601 e 7024) cujas condições são muito diferentes daquelas em que a Controlar inspeciona os carros (NBR 418). “Por conta disso podem ocorrer problemas durante a medição”, conclui Loureiro.

Mais Informações

Se o veículo não passar pela inspeção terá o seu licenciamento bloqueado no sistema, além do bloqueio o motorista irá receber uma multa no valor de R$ 550,00. este modelo obedece aos critérios acima citados desde 2010 e é válido para todos veículos da frota de São Paulo e que devem realizar a inspeção.

Veja abaixo a tabela com as datas para executar a vistoria – válida apenas para a cidade de São Paulo


Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

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