A farra dos combustíveis adulterados no Brasil

A sensação que tenho é que somos roubados de todos os lados. O Governo cobra um imposto vergonhosos na Gasolina, a CID e como se não bastassem os preços exorbitantes cobrados, ainda temos de ficar preocupados se a quantidade que colocamos de combustível num posto é justa. Até quando vai isso? Será que vamos precisar fazer sumir autoridades para que algo seja feito???

Nesta semana, equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, autuaram 12 postos de combustíveis, dos 32 visitados nesta quarta-feira, 27, durante a Operação Medida Legal, na cidade de São Paulo.  ( só na cidade de São Paulo, né, o resto do país não adultera gasolina e álcool)

A maior irregularidade encontrada foi a falta de 920 ml de combustível a cada 20 litros abastecidos no Centro Automotivo Global, Bandeira Shell, à Avenida Roque Petroni Junior, 385, Morumbi, zona sul da capital. Fiscais do Ipem detectaram indícios de fraudes no posto e apreenderam as placas das bombas adulteradas. Policiais do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) também estavam no local. “Encaminharemos o material para perícia e outras providências no âmbito criminal”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Além das autuações dos postos, o instituto apura a responsabilidade de oficinas que cuidam da manutenção das bombas. “Usamos estratégias de inteligência para chegar às fraudes e estamos cruzando dados das bombas que apresentam irregularidades com informações de oficinas cadastradas pelo Ipem-SP para fazer reparos nesses equipamentos. No caso de comprovação do delito podemos cassar a autorização dessas oficinas”, alerta Fabiano.

Durante a fiscalização, técnicos do Ipem fizeram o exame visual das bombas, checagem das marcas de verificação e do sistema de lacração, seguidos de testes para verificar se a quantidade de combustível registrada no momento do abastecimento é a mesma recebida pelo tanque do veículo do consumidor. Neste caso, é utilizado um medidor padrão de 20 litros.

Em 2010, o Ipem-SP verificou 88.637 bombas de combustível, das quais 5.516 foram reprovadas, gerando 473 autos de infração para postos de combustível. Nos primeiros três meses de 2011, 66 postos foram autuados por irregulares em mais de mil bombas de combustíveis.

A lista de postos autuados está em www.ipem.sp.gov.br

Abaixo publicamos alguns que foram autuados somente na cidade de São Paulo. Quer apostar que em 6 meses está tudo aberto de novo??? Fique atento, o próximo a ser roubado poderá ser você!

Posto autuado / Bandeira

Endereço

Quanto combustível o consumidor recebeu a menos ao abastecer o veículo

AVA Serviços Automotivos Ltda / Esso Av. Bosque da Saúde, 1210, Bosque da Saúde.

160 ml (a cada 20 litros abastecidos)

Auto Posto País de Gales Ltda / BR Av. Aricanduva, 3498, Carrão Foi autuado por manter a bomba deslacrada, o que permite acesso à regulagem do mecanismo e possibilidade de fraude.
Rede Cristal Nota Super Posto / Branca

Av. Anhaia Melo, 8170, Vila União

300 ml (a cada 20 litros abastecidos).

Auto Posto Marapé Ltda/ Branca Av. Politécnica, 3600, Rio Pequeno 180 ml (a cada 20 litros abastecidos). Foi autuado também por manter bombas deslacradas, o que permite acesso à regulagem do mecanismo e possibilidade de fraude.
Garruchão Auto Posto Ltda / Branca Av. Queiroz Filho, 1310, Vila Hamburguesa. 680 ml (a cada 20 litros abastecidos)
Centro Automotivo Global / Shell Av. Roque Petroni Jr, 385, Vila União. 920 ml (a cada 20 litros abastecidos)
Auto Posto Sorriso Ltda / Shell Av. Francisco Matarazzo, 2027, Água Branca. 120 ml (a cada 20 litros abastecidos)
Auto Posto Garoto do Imirim Ltda / Branca Av. Imirim, 4070, Imirim. Falta de lacres em pontos obrigatórios
Auto Posto Via Bresser Ltda / Branca Rua 21 de Abril, 900, Belém. vazamento no bico de abastecimento.
Auto Posto DDV Ltda / Branca Rua Carneiro da Cunha, 151, Vila da Saúde. 220 ml (a cada 20 litros abastecidos)
Centro Automotivo Complexo 2001 Ltda / Branca Av. Tancredo Neves, 1600, Vila Nanci. 770 ml (a cada 20 litros abastecidos)
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: