Toyota e Microsoft querem investir 12 bilhões de dólares em carros concectados a internet

Exemplar de Carro Híbrido exposto pela Toyota em Salão do Automóvel do início do ano

A Microsoft e a japonesa Toyota planejam em breve se unir no desenvolvimento de novos produtos. Elas divulgaram, na última semana, seus planos para criar uma rede de serviços conectados à internet para os carros da montadora. De acordo com o comunicado divulgado pelas empresas, cerca de 12 bilhões de dólares serão investidos no novo projeto, que deve combinar ferramentas de telecomunicação, GPS integrado, recursos de multimídia e sistemas de gerenciamento de energia para veículos híbridos.

Até 2015, as companhias devem estabelecer uma rede baseada em computação em nuvem, que armazena todos os dados do usuário na internet. Dessa forma, o motorista pode conferir as informações sobre o seu carro em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Representantes da Toyota apontam que o novo sistema poderá monitorar e avaliar o consumo de energia do usuário tanto em sua casa quanto no veículo, o que deve auxiliá-lo a calcular seus gastos com maior eficiência. O anúncio mostra que a Microsoft está expandindo sua cartela de parceiros no setor. A companhia liderada por Steve Ballmer já tem um acordo com a montadora americana Ford.

O que há por trás deste acordo, trocando em miúdos

Um estudo da empresa ABI Research mostra que a quantidade de carros que terão alguma forma de acesso à internet vai aumentar rapidamente nos próximos cinco anos. No final deste ano, haverá 45 milhões de automóveis conectados no mundo. Até 2016, esse número deve crescer para 210 milhões de veículos.

O acesso à internet será feito de várias maneiras, e com diferentes objetivos, dependendo do veículo. A ABI destaca quatro soluções que têm se espalhado no mercado. A primeira, mais óbvia, são os sistemas nativos de navegação por GPS, comunicação e entretenimento a bordo, como o Onstar, da General Motors, e o Connected Drive, da BMW. Por enquanto, eles são encontrados principalmente em carros de luxo.

Outra solução são os sistemas híbridos embarcados em alguns carros. Neles, o acesso à internet é feito através de um smartphone. Um exemplo é o sistema Sync, da Ford. Essa opção deve ter uso mais amplo. À medida que os smartphones se popularizam, ela vai aparecer em uma variedade cada vez maior de veículos.

A terceira solução é voltada para carros que não vêm da fábrica preparados para acesso à internet. São aparelhos híbridos instalados como acessórios, como alguns equipamentos de som da Pioneer e da Kenwood. Eles já oferecem acesso ao serviço Pandora, de rádio via internet, por meio de um smartphone conectado. No futuro, vão incluir outros serviços online.

A ABI também inclui, entre os caminhos para levar a internet ao carro, dispositivos de rastreamento e cobrança de pedágio. Os rastreadores, amplamente usados no Brasil, estão nessa categoria.

Os analistas da ABI Research citam várias iniciativas que tendem a impulsionar a adoção do acesso à internet nos carros. Uma delas é o projeto europeu eCall, que tem o objetivo de implantar, nos automóveis, uma espécie de caixa preta que vai avisar automaticamente aos serviços de trânsito quando ocorrer um acidente. A previsão é que esse dispositivo seja instalado em todos os novos carros europeus de 2014 em diante.

No Brasil, depois de sucessivos adiamentos, deverá entrar em vigor, no segundo semestre, a resolução do Departamento Nacional de Trânsito que torna os rastreadores obrigatórios nos novos carros. A ABI também cita o interesse das companhias de seguro, que, no Brasil, são as principais responsáveis pela instalação desses rastreadores.

Em outros países, um dispositivo de identificação inteligente está sendo considerado para automatizar a cobrança de pedágio nas estradas. Já os fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia veem a internet a bordo como uma oportunidade para oferecer serviços aos proprietários.

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