Início > Autos Carros GM, Autos Carros Hyundai, Autos Carros Kia, Autos Carros Ssang Yong > Salão de Seul mostrou o que tem de mais novo em veículos híbridos e ecológicos

Salão de Seul mostrou o que tem de mais novo em veículos híbridos e ecológicos

O Salão do Automóvel de Seul 2011 terminou ontem dia 10 e apesar de não termos publicado muito a respeito deles, conseguimos encontrar no site da Exame uma matéria completo sobre os destaques de modelos híbridos que foram expostos, abaixo você acompanha cada um deles:

Kia Naimo

O nome remete ao design compacto e arrojado. ‘Naimo‘ deriva da palavra coreana “Ne-mo”, que significa ‘forma quadrada’. Para a montadora Kia, o carro do futuro mede 3,9 m de comprimento, possui faróis de LED, rodas cromadas aro 20, teto solar assimétrico e jatos de ar no lugar dos tradicionais limpadores de parabrisa a base d´água.

Terceiro protótipo ecológico da marca, o Naimo tem propulsão 100% elétrica e vem equipado com um motor de 109cv alimentado por baterias de íons de lítio, que garantem uma autonomia de 200 km e velocidade máxima de 150km/h. Segundo a frabicante sul-coreana, as baterias do carro podem ter 80% da capacidade reposta em apenas 25 minutos.

“O Naimo é o equilíbrio perfeito entre inovação, tecnologia de topo e a tradição coreana. Muito de nossa inspiração veio da pureza e da beleza das artes tradicionais coreanas, combinadas com tecnologia de topo para oferecer uma verdadeira e inesquecível experiência Premium”, disse Peter Schreyer, responsável pelo estilo Kia, durante o lançamento.


Hyundai Blu2

A grande surpresa do salão de Seul foi a apresentação de um protótipo futurista da Hyundai, o Blue2. Inovador, o conceito conta com um conjunto mecânico elétrico alimentado por células de hidrogênio, recurso que não tem sido muito explorado (ainda) por outros fabricantes, que, em sua maioria, focam atenções no desenvolvimento de baterias de lítio.

Equipado com pneus de baixa resistência e design aerodinâmico, essa máquina verde tem consumo de combustível perto de 2,35 l/100km. No interior, destaque para o painel futurista, com display de LED orgânico transparente, localizado no console central, além de um purificador de ar e bancos com revestimento antibacteriano.

Chevrolet Conceito Mi-Ray

Desenvolvido pela divisão sul-coreana da General Motors, o Mi-Ray comemora em Seul o centenário da marca americana Chevrolet. O conceito de propulsão híbrida vem com um design que remete a modelos antigos da montadora, como o Monza 1963 SS e o Corvair Super Spyder 1962. Com um toque, claro, de modernidade e consciência ambiental.

A começar pelo nome, “Miray”, que, no idioma sul-coreano, significa futuro. O carro do amanhã segundo a Chevrolet tem carroceria construída em plástico reforçado com fibra de carbono e dois motores elétricos de 20cv de potência cada. Esse conjunto é acoplado a um propulsor a combustão turbo de quatro cilindros, de 1,5l. Como nos demais híbridos, as baterias de íon de lítio são recarregadas por um sistema de recuperação da energia cinética liberada nas frenagens.

Renault Twizy Z.E

Um veículo moderno, com valor médio de 7mil euros, compacto e 100% elétrico. Com o Renault Twizy Z.E, circular pelas ruas deixa de ser sinônimo de emissões de CO2. Terceiro da gama de quatro modelos ecológicos da montadora francesa (composta pelo Fluence Z.E., Kangoo Z.E., Twizy e Zoe), o minicarro possui dois lugares, dispostos um atrás do outro.

Ele entra no segmento dos elétricos em duas versões. O Twizy 45 tem 20 cv e chega até 75 km/h. Já o Twizy 45 dispõe de apenas 5 cv, com velocidade máxima de 45 km/h. O pequeno urbano é alimentado por baterias de íons de lítio, que lhe garantem autonomia de 100km. Para uma racarga completa, bastam só três horas em uma tomada comum.

Sonata Híbrido 2013

A maior montadora da Coréia do Sul, a Hyundai  apresentou para o mercado doméstico o seu primeiro modelo a gasolina híbrido, o Sonata Hybrid, que fez estreia mundial no New York International Auto Show, no ano passado.

Equipado com um motor a combustão 2.0, transmissão automática de seis velocidades e um motor elétrico híbrido de 30kW, o carro oferece uma potência máxima de 191 cv e gera economia de 21 km/l. O veículo dispõe também de uma espécie de eco guia em seu painel para ajudar os motoristas a dirigir de maneira mais econômica.

Ssang Yong KEV2

Como não poderia deixar de ser, a montadora SsangYong fez bonito no salão de seu país natal, apresentando o seu primeiro carro ambientalmente correto, o KEV2.

Trata-se de um protótipo de SUV elétrico, com motor de 120kW, alimentado por baterias de íons de lítio, que lhe garantem autonomia de 180km e velocidade máxima de 150km/h.

Uma recarga completa demora oito horas em uma tomada comum. Com visual pouco rebuscado, se comparado aos demais modelos da categoria, o elétrico é inspirado em outro veículo da marca, o Korando, e antecipa uma versão a ser lançada em 2014.

Kia Optima Hybrid

De olho na rápida expansão de carros híbridos mundo a fora, a montadora sul-coreana está apostando alto na nova versão do sedã Kia Optima. O veículo combina um motor a gasolina de 2,4 litros e um motor elétrico que, somados, garantem 206 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima de 195km/h.

Com o suporte das baterias de íons de lítio, o Optima Hybrid tem um consumo módico de gasolina, percorrendo 21 km com 1 litro do combustível. Ele também conta com o sistema stop/start, que permite que o carro desligue temporariamente os motores, quando parar, por exemplo, em um sinal. Essa tecnologia ajuda a reduzir as emissões gerais do veículo e usa a energia gerada na frenagem para recarregar as baterias.

Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros no:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: