Hoje é dia nacional do Fusca da Volkswagen, parabéns ao pequeno besouro

Mais uma vez homenageamos o pequeno notável como já fazemos desde que o blog foi pra web em outubro de 2008.

O Volkswagen Fusca é um carro tão especial que tem um Dia Nacional para ele: dia 20 de janeiro. Aliás, há um dia nacional, outro mundial.  No caso do Brasil, dia 20 de Janeiro e no mundo 22 de Junho. Foi num 22 de junho de 1934 que o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do “Volkswagen”, apelidado no Brasil de Fusca, que viria a ser o carro mais vendido da história.Ele foi um automóvel que marcou muitas gerações e até hoje marca presença como um dos carros mais queridos do planeta.

A origem do Fusca é um pouco incerta. É fato que a Alemanha necessitava de um carro barato, e começaram a surgir influências ao futuro “carro do povo”, como o Tatra T97 e o Porsche Typ 12, ambos de 1931. A Zündapp, fabricante de motos, desistiu de construir o modelo. Dr. Ing. h.c. Ferdinand Porsche, que possuia uma empresa de construção e consultoria de motores e fabricação de veículos, passou a trabalhar no projeto, que cruzou-se também com a ideia do judeu Josef Ganz, que tinha em mente o conceito de automóvel de porte reduzido, seguro, econômico e barato. Em suas palavras, “deveria custar o mesmo que uma motocicleta”.

fusca_exposicao

A questão é que o modelo surgia sob uma Alemanha que despontava seu nazismo, sob a figura do chanceler Adolf Hitler, que diz-se que apropriou-se da ideia de Ganz, e aparentemente Porsche tomou a ideia do engenheiro judeu. Ferdinand desenvolvia carros esportivos e de corrida, e talvez sem Ganz para desenvolver seu design, Porsche não teria se envolvido no projeto.

* Fusca totalmente modificado

Fato é que em 1933 Hitler definia as metas no desenvolvimento de um carro do povo (em alemão, Volks Wagen). O carro teria de transportar dois adultos, três crianças, chegar à velocidade máxima de 100 km/h, enfrentar rampas com 30% de inclinação, rodar cerca de 14 quilômetros com um litro de gasolina e ter preço razoavelmente acessível: não mais do que 990 marcos (vale lembrar que a renda média de um alemão era de 32 marcos/mês).

O contrato de construção foi assinado em 1934, quando foram construídos os primeiros protótipos. Foram testados diversos tipos de motores, e prevaleceu a opção de quatro cilindros dispostos contrapostamente (boxer). O propulsor era refrigerado a ar, não a água, como era mais comum.

 


* Fusca conversível com estofamento perfeito

Chamado de Kdf-Wagen (carro da força gerada pela alegria), em 1935 começavam a rodar os primeiros protótipos, construídos curiosamente pela Daimler-Benz. O carro passaria por mudanças até se tornar o Volkswagen. São da época, também, os modelos militares Kübelwagen Typ 82 o anfíbio Schwimmwagen Typ 128/166.

Em 1936 surgiam os protótipos V1 e V2 (esta conversível), que evoluíam. O modelo abaixo é um Kdf V30, ainda sem para-choques ou retrovisores, mas que antecipava bem o estilo típico dos anos 1930 do Fusca. Aliás, as linhas são de autoria de Erwin Komenda, que desenhou ainda os VW militares e até mesmo modelos da Porsche (criados por “Ferry” Porsche, filho de Ferdinand, e não pelo pai), como o 356, o mítico 550 Spyder e o 904, além de ter participado no desenvolvimento de um esportivo que fez tanto sucesso que dura até hoje – o Porsche 911.

 

Mais histórias do Fusca, acesse direto o link dentro Conta Giros

Se quiser acessar fotos no Flickr vá para: Fotos de Fusca

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. janeiro 21, 2011 às 5:09 am

    Post especial do Dia Nacional do Fusca no meu blog!

    http://essevaleumafoto.blogspot.com/2011/01/oo-20-de-janeiro-dia-nacional-do-fusca.html

    Abraço e parabéns!

    Olá Matheus,

    Aproveitamos e demos uma espiada em seu blog, muito originais os posts, gostamos tanto que pegamos emprestada uma máteria sobre o Ádamo GT conversível, o irmão da Puma…claro que citando a fonte é claro…

    Equiep ContaGiros

  1. janeiro 29, 2011 às 12:39 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: