Vendas do modelo Nano da Tata indiana continuam em queda livre

O fato de ser o carro mais barato do mundo não é garantia de boas vendas. Que o diga o Nano. O subcompacto da Tata, considerado o carro mais barato do mundo – custa 100 mil rúpias, o equivalente a R$ 4 mil –, amarga uma forte queda nas vendas. Em novembro, o modelo teve apenas 509 unidades comercializadas em seu país natal, o que signifca uma queda de espantosos 85%.

A montadora culpa a limitação de crédito no mercado indiano para a retração nas vendas do carro. Especialistas e a imprensa, contudo, acreditam que os últimos problemas envolvendo o modelo, como casos de carros que pegaram fogo, afujentaram os clientes. Nem sempre o que é barato é sempre o que vende mais, diriam acionistas de mercedes ou lamborghini.

Sem admitir que trata-se de um recall, a Tata iniciou a inspeção dos mais de 33 mil modelos que já foram comercializados e lançou um pacote gratuito para aprimorar a segurança do carro.

Talvez uma saída para a Tata seria desenvolver carros melhores e um pouco mais caros, assim talvez seu cliente que compre um carro pela primeira vez possa ter um upgrade num médio prazo.

Outra questão que ninguém comenta é a de que se a pessoa já comprou um carro com o menor valor de mercado, por quanto ela deveria vender este mesmo carro após 1 ou 2 anos de uso? por este raciocínio um carro como o Nano usado seria vendido por cerca de R$2.500,00 ??? Inviável, mesmo para os padrões Indianos…

Siga o Blog Contagiros no:

Anúncios
  1. setembro 1, 2011 às 4:28 am

    tata motors looks like its becoming a case-study of good strategy being badly executed… has mass-market ever become successful in luxury?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: