Carro conceito da Renault, o Zoe tem pedido na justiça para mudança de nome

Zoe da Renault - um conceito elegante e sofisticado, ideal para um nome feminino

Por essa ninguém esperava. O advogado francês David Koubbi entrou com um processo contra a Renault para que a fabricante francesa mude o nome de seu próximo veículo elétrico Zoe. Koubbi representa os pais de suas meninas chamadas Zoe, que não têm nenhuma relação com a montadora francesa.

Caso parecido já tinha acontecido no Brasil quando o ministério da saúde elegeu o nome de Bráulio para o nosso amigo pênis, numa campanha de Aids. Infelizmente para os Bráulios da época que tiveram seus nomes associados ao membro reprodutor masculino, a idéia do nome já tinha ganho as ruas e campanhas de TV e a aí como se diz, a Merda estava feita.

Os pais das crianças de dois e oito anos de idades não querem que elas tenham o mesmo nome de um carro e exigem que a marca encontar um outro nome, não utilizado em humanos, para o modelo.

“Há uma linha entre os seres vivos e e essa linha é definida pelo primeiro nome,” disse o advogado a agência de notícias Associated Press. “Estamos dizendo a Renault uma coisa muito simples: os primeiros nomes são para seres humanos.”

Independente do nome continuar a ser ou não Zoe, o fato é o de que o carro é lindo e com certeza vai rachar de vender

Segundo ele, os nomes de pessoas não devem ser usados por empresas multinacionais para seus produtos. “Uma indústria pode roubar nossos nomes para vender os seus produtos?”, disse. “Nós não pensamos assim.”

Numa atitude sensata, o juiz não acatou o pedido nos pais, pois segundo ele há apenas dois casos, o que não sustenta a acusação. Koubbi disse que vai recorrer da decisão.

A briga em torno do Zoe tem atraído atenção da mídia na França e chegou as redes sociais. No Facebook , por exemplo, a campanha “Zoe não é um nome de carro” tem mais de 6 mil assinaturas.

Em junho, o presidente-executivo da Renault, Carlos Ghosn disse que estava ciente do problema e queria evitar qualquer controvérsia que poderia prejudicar as vendas do carro. Ainda assim, um funcionário da Renault destacou que não há plano de mudar o nome do carro.

“Pedimos vários estudos que mostraram que não é uma desvantagem para o carro, então não há razão para fazer qualquer alteração”, disse o funcionário, que não quis dar seu nome, em conformidade com a política da empresa. “Estamos muito felizes com a decisão do juiz.”

Com a tomada entrando na frente e com nome de mulher, hi não sei não!

A Renault já utilizou outras vezes nomes feminino para seus carros – incluindo o Megane e o Clio – ambos nomes populares de meninas na França, mas nesse caso não houve oposição organizada, como ocorre com o Zoe.

Será que o carro vai ter uma crise de identidade e virar o primeiro carro gay da história?

Sugestão para a Renault: Dê um carro de presente a cada um dos pais de presente e encerrem a questão. Sobre a motivação dos pais, acho ridículo este tipo de pedido. Se Zoe ainda fosse um nome de vibrador ou um nome de Garota de programa em comercial ainda vai..mas o pedido é descabido e totalmente sem propósito.

Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros em:

Anúncios
  1. maio 20, 2011 às 10:47 pm

    Concordo em gênero, número e grau….

    Abraços e obrigado pela contribuição,

    Equipe Contagiros

  2. Marcello Martinelli
    maio 20, 2011 às 2:04 pm

    Acho isso Ridiculo, na real oque essa familia quer é DINHEIRO ! e esse Advogado deve ser um desses de porta de cadeia, que pega qualquer caso. Aqui No brasil temos varios casos de nomes de Veiculos com nome de Pessoas, Bom exemplo é o ELBA da Fiat ,SANTANA da Volks, Corolla, Monza da Chevorolet, .as pessoas hoje estao querendo ganhar dinheiro a custa de qualquer coisa.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: