Mercado automotivo – Kia é uma das 10 maiores do Brasil e Uno volta a incomodar a Volks

Kia Kee - modelo apresentado como cupê conceito no Salão de frankfurt de 2007 e que mostra o quanto a empresa se preocupa com inovação

Parece que a promessa de ser uma das maiores marcas de autos do país finalmente começa se concretizar, depois de um certo receio do mercado com a chegada da Kia ao mercado nacional a partir de  1991. Sua sede atual fica na cidade em Itu (estado de São Paulo) e o pátio onde os veículos recebidos da Coreia e distribuídos para as concessionárias fica localizado em Vitória (estado de Espírito Santo). Para se ter uma idéia ela  começou a fabricar carros de passeio somente em 1974 com o modelo BRISA, isso na Coréia.

Resultados atuais do mercado

A Kia registrou na primeira quinzena de setembro o emplacamento de 2.997 veículos, número 43% maior diante do mesmo período de agosto, quando foram comercializadas 2.095 unidades. O mercado como um todo cresceu 3,1%.

Ele está agora à frente da Peugeot, Mitsubishi e Nissan e somente 254 unidades atrás da Citroën — concorrentes com fábricas no País. O sedã Cerato, modelo da Kia mais emplacado no período (1.148 unidades), ultrapassou o City (1.118 unidades), Civic (1.039), Corolla 1.8 (941) e Vectra (795). Em relação à primeira quinzena do mês anterior, o número de emplacamentos do Kia Cerato aumentou 131,9%.

O segundo modelo mais vendido da Kia na quinzena foi o compacto premium Picanto, com 699 unidades (crescimento de 96,9%). O comercial leve Bongo emplacou 448 unidades (60% de crescimento).

Tudo bem que as bases ainda são baixas quando comparadas aos líderes.O Gol, por exemplo ocupa o primeiro lugar da lista há pelo menos um ano, está sendo ameaçado pelo Uno – novo e Mille. O volume de vendas do modelo de entrada da Fiat cresceu 242,7% desde janeiro, enquanto o da Volkswagen subiu 162,6%, segundo relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Imagem que circula na internet desde maio desde ano fazendo alusão a um possível modelo GOL Turbo que seria usado para contra atacar o novo uno

O acumulado de vendas do ano do Gol ainda supera em mais 40% a do Uno, com 183.084 unidades contra 130.244. Se a diferença é grande no somatório dos últimos oito meses, os dados de agosto são mais claros em mostrar a tendência de crescimento do compacto de entrada da marca italiana: foram emplacados 24.094 Unos e 25.855 Gols, uma diferença de apenas 1.761 carros, ou 7,3%. Em janeiro, o modelo da Fiat registrou 9.924 unidades vendidas, enquanto o da Volks teve 15.893, cerca de 60% a mais.

Os mais vendidos, por carroceria

Entre os hatchs pequenos, o ranking da Fenabrave apresenta como mais vendidos do ano, até agora, o VW Fox e CrossFox, quinto do ranking geral, o Ford Fiesta, que fica com a oitava posição no acumulado de 2010, e o Renault Sandero. A montadora francesa, que instalou a primeira fábrica no Brasil em 1998, já é a quinta no volume da vendas no país, com uma fatia de 5,54% do mercado, segundo os números de agosto.

A Kia ainda tem muito chão pela frente, mas mostra que a cada dia que passa a briga aumenta por um lugar ao sol. Na minha opinião o mercado vai crescer ainda por uns 5 ou 6 anos e somente após a consolidação da entrada dos chineses no mercado é que veremos quem serão os vencedores desta batalha.

Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros em:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: