Início > Carros Nacionais, Duas Rodas, Motos BMW > BMW G 650 GS – primeira moto da BMW a ser produzida no Brasil pretende vender mil unidades em 2010

BMW G 650 GS – primeira moto da BMW a ser produzida no Brasil pretende vender mil unidades em 2010

A BMW no ano passado bateu recorde de vendas no Brasil e acredita que a tendência é manter o ritmo. Pegando carona no crescimento do mercado de motos, a marca aposta no lançamento de alguns modelos adequados à realidade nacional.

Esse vêm sendo o caso da BMW G 650 GS, primeira motocicleta 100% montada fora da Europa, a BMW G 650 GS é resultado de uma parceria com a Dafra que reduziu o preço final em 30%, na casa de R$ 29.800. O novo modelo, para asfalto e terra, vem equipado com motor monocilíndrico de 652 cm³. Com altura de assento baixo, permite manuseio fácil e ágil.

A empresa projetou a venda de mil unidades em 2010, mas chegou a 615 unidades no primeiro semestre, com demanda intensa e fila de espera. O resultado deve levar a uma expansão na linha de montagem em Manaus e ao lançamento de modelos como a F 800 R.

Falando um pouco mais sobre seu motor, ele tem como principal característica o bom torque em baixa rotação, grande economia de gasolina, chegando a impressionantes 24 km/litro, mas tem um funcionamento bastante ruidoso com vibração excessiva, denunciando a antiguidade do seu projeto.

Na Alemanha esse modelo é considerado como de entrada da marca, ou seja, o mais barato e acessível, especialmente indicado para iniciantes e mulheres. Por isso a posição de pilotagem é estranha, com o piloto afundado no banco de dois níveis e a apenas 79 cm do solo. Os baixinhos agradecem!

Já o guidão é exageradamente largo, com avantajados pesos nas extremidades. Pode ser bom para o fora-de-estrada, mas na cidade atrapalha bastante na hora de zanzar entre os carros.

O painel de instrumentos ainda permanece um pouco antiquado que fica devendo um marcador de gasolina, adotando a luz de advertência de reserva. Com um tanque de 17,3 litros (4 de reserva) a autonomia média é de 360 quilômetros. Um painel mais moderno e com marcador digital de marcha seria bem vindo.

Não há qualquer motivo para subestimar a qualidade desse produto apenas pelo fato de ser montado no Brasil pela Dafra. Porque o controle de qualidade é todo exercido por técnicos treinados na matriz em Munique. Mesmo assim nota-se algum descuido no acabamento do chicote elétrico, por exemplo.

Mercado:

A briga no mercado neste caso ficou bem aquecida e interessante, porque na faixa de preço da BMW G 650 GS (R$ 29.800 em São Paulo) podem-se encontrar boas opções como a já citada Yamaha XT 660 de um cilindro (R$ 27.000), a Kawasaki ER-6 de dois cilindros (R$ 25.500) ou a nova Yamaha XJ6 de quatro cilindros (R$ 27.500). Escolha a sua…e dirija com moderação.

Ficha Técnica:

  • PREÇO: R$ 29.800
  • ORIGEM: Brasil
  • MOTOR: monocilindro, 4T, duplo comando, 652cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 50 cv (a 6.500 rpm) e torque de 6,1 kgfm (a 4.800rpm)
  • TRANSMISSÃO: Câmbio de cinco marchas. Secundária por corrente
  • SUSPENSÃO: Dianteira com garfos telescópicos e traseira monoamortecida
  • FREIOS: Dianteiro a disco e traseiro a disco, com ABS
  • PNEUS: Dianteiro 110/90-19 e traseiro 130/80-17
  • DIMENSÕES: 2.185 mm de comprimento, 905 mm de largura, 1.160 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos
  • PESO: 175 kg
  • TANQUE: 17,4 litros

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: