Mercado de luxo traz lucros para a Tata, montadora que faz carros para os pobres

Jaguar XJ 2010, modelo recém lançado que tem ajudado a montadora a lucrar muiiito....

Jaguar XJ 2010, modelo recém lançado que tem ajudado a montadora a lucrar muiiito....

O mercado de automóveis de luxo dá sinais de que está aquecido.  Prova disso é o valor das ações da Tata Motors, dona da Jaguar Land Rover, que aumentaram ontem 6% na bolsa indiana  segundo informou a agência Bloomberg. Desde o início do ano os ganhos já superam os 20%.

O otimismo é explicado pelos resultados da empresa. A Tata lucrou 326 milhões de dólares no segundo trimestre, constratando com o prejuízo de 54 milhões de euros registrado no mesmo período de 2009.

A explicação da melhora nos resultados estão as vendas de carros de luxo. A Jaguar Land Rover, vendeu cerca 57 mil unidades em 2010, cerca de 21 mil automóveis a mais do  que em 2009. A divisão britânica conseguiu lucros de 265 milhões de euros no trimestre.

O  desempenho está em acordo com o maior apetite por carros de luxo, o que levou construtoras como a BMW ou a mercedes , por exemplo, a aumentarem as suas perspectivas de lucros. “Se as economias continuarem a se recuperar, as pessoas irão comprar mais carros de luxo”, explicou um gestor de fundos à Bloomberg.

A Tata Motors comprou a Jaguar Land Rover à Ford em 2008 por cerca de dois mil milhões de euros. Será que o problema seria a Ford, que recentemente também vendeu a Volvo para um grupo Chinês, ou apenas um contratempo do mercado que levou a seus executivos a tentarem se livrar de um problema, quando na verdade o que tinham em mãos era um embrião montadoras lucrativas… isso só o tempo dirá. Talvez a Ford tivesse medo de mudanças, mas isso é assunto para o Seth Godin.

Eu particularmente acredito que a montadora de sucesso no futuro, será aquela que promover o deslocamento de seus clientes num ambiente, pequeno, porém muito confortável, climatizado, barato e é claro, sustentável…neste caso leia-se carro ecológico que gasta pouco combustível e este combustível seria renovável..

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: