Início > Autos Carros VolksWagen, Crossovers, Notícias de Autos, Motos e Acessórios, Notícias do Setor Automotivo, O que tem de Novo? > Chegando a 7 anos de vida o Fox comemora 1 milhão de unidades produzidas

Chegando a 7 anos de vida o Fox comemora 1 milhão de unidades produzidas



Foto tirada na fábrica de São José dos Pinhais - a frente diretoria e ao fundo o pessoal da linha de montagem ( os mais importantes ) é claro

A Volkswagen do Brasil comemorou nesta quarta-feira, 30, na fábrica de São José dos Pinhais, PR, o marco de um milhão de unidades do Volkswagen Fox produzidas no País. No evento histórico o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, recebeu como visitante especial o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Desde o lançamento do modelo, em 2003, 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para a exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas – os anteriores foram o Fusca, Brasília, Kombi e Gol.

A Volkswagen informa que o projeto do Fox é inteiramente nacional e segue o conceito de “design around the passengers” (desenvolvido em torno dos passageiros), que busca compatibilizar um amplo espaço interno com pequenas dimensões externas. Concebido para a família e até cinco ocupantes, o modelo introduziu no Brasil a categoria de automóveis “high roof”, que têm o teto elevado em relação aos carros compactos.

Além da versão inicial, com duas ou quatro portas, a família Fox conta com o off road CrossFox e a sport van SpaceFox, produzida na Argentina. No Brasil, a linha é equipada com os motores flex 1.6 e 1.0.

A segunda geração do Fox foi lançada no último trimestre do ano passado, com a introdução do Novo Fox, resultado de um amplo trabalho de design e engenharia. Os designers buscaram linhas mais harmônicas e horizontalizadas, adotando as diretrizes internacionais do novo DNA de design da Volkswagen.

A renovação continuou com o lançamento do Novo CrossFox, em novembro de 2009, trazendo alterações de estilo e mudanças como o novo suporte do estepe traseiro, que facilitou e diminuiu o esforço necessário para a abertura do porta-malas.

O Novo Fox conta, opcionalmente, com a transmissão automática ASG (Automated Sequential Gearbox), oferecendo maior conforto no para-e-anda dos grandes centros urbanos. Com cinco marchas, o câmbio automatizado permite trocas manuais ou automáticas, proporcionando o mesmo conforto e praticidade das transmissões automáticas tradicionais.

A renovação da família Fox se completou este mês com o lançamento do Novo SpaceFox, seguindo os mesmos parâmetros de inovação do Novo Fox e Novo CrossFox.

O Fox é exportado para vinte países na Europa, África e América Latina. No total, até o final do mês de maio deste ano, foram exportadas mais de 300 mil unidades. No exterior, o carro é oferecido com motorização 1.2, 1.4 e 1.6 a gasolina e também com motor diesel 1.4 TDI, opção bastante apreciada na Europa. Uma curiosidade relativa à exportação: no México, o Fox foi rebatizado como Lupo – o presidente do país, na época do lançamento, chamava-se Vicente Fox.

VW Paraná

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais é considerada uma das mais eficientes do Grupo Volkswagen, com capacidade para produzir 870 carros/dia. Inaugurada em janeiro de 1999, com investimentos que já ultrapassaram € 1 bilhão, produz atualmente os modelos Golf, Fox e CrossFox.

A unidade apresenta layout inovador: as áreas de armação, pintura e montagem final convergem para o Centro de Comunicação, um prédio triangular no meio da fábrica, onde estão concentrados os escritórios administrativos, jardins de inverno, cafeteria, agência bancária e refeitórios. O objetivo é integrar todas as áreas, tornar mais rápido o fluxo de informações e favorecer a melhoria contínua da qualidade.

Além de utilizar tecnologias avançadas como solda a laser e pintura à base de água, a montadora inovou no sistema de logística ao instalar 16 fornecedores no terreno da fábrica, formando o Parque Industrial Curitiba (PIC). Responsável pela geração de 3,5 mil empregos diretos, a Volkswagen estima ter criado cerca de 10 mil postos de trabalho indiretos. Neste ponto realmente não tem o que falar sobre a importância econômica e social.

Fonte: G1 e automotive business

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: