Alfa Romeo comemora 100 anos com festa este final de semana em Milão na Itália

Para celebrar seu centenário, a histórica marca de carros Alfa Romeo organiza em Milão, cidade do norte da Itália onde surgiu, atos diversos e um grande encontro de fãs neste fim de semana, em divulgação da própria montadora, de propriedade do grupo Fiat.

Voltas na pista do autódromo de Monza, perto de Milão, visitas ao Museu Histórico Alfa Romeo, exposição de velhos modelos em vários lugares da capital econômica da Itália, grande desfile nas ruas da cidade com milhares de amantes da marca, são alguns dos festejos previstos no programa do centenário, que começa na quinta-feira.

Nos dias 26 e 27 de Junho, o museu da marca que está localizado em Arese vai ser palco de um mega evento, que será destinado a alfeiros e admiradores da marca do mundo todo.

Alguns carros da Alfa Romeo que estão nos EUA, Asia, Austrália e países da Europa, vão ser levados exclusivamente para este mega evento. A marca quer fazer uma comemoração em grande estilo e reunir o maior numero de veículos Alfa Romeo juntos

Há cem anos, em 24 de junho de 1910, nascia no bairro industrial de Milão a empresa ALFA (siglas de Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), fundada sobre as cinzas do grupo francês Darracq, um dos grandes construtores daquele começo de século.

Apesar do sucesso de seu primeiro modelo, o Alfa 24 HP, que já se destacava por seu caráter esportivo, antecipando os primeiros carros de corrida, a empresa, afetada pela guerra e pela escassez de recursos, se viu sob ameaça de fechar.

Foto do Alfa 24 HP de 1910 que chega agora a impressionantes 100 anos

A salvação chegou das mãos do engenheiro napolitano Nicola Romeo, que a comprou em 1915 e rebatizou como Alfa Romeo.

Tecnologia e esporte são as chaves do seu sucesso. Mas a crise econômica de 1929 compromete seu desenvolvimento e em 1933, a Alfa Romeu passou para o controle do Estado.

Após a Segunda Guerra Mundial, recupera seu impulso graças a dois de seus modelos mais famosos: Alfa Romeo 1900 e Giulietta.

Alfa Romeo 1900 lançado no pós Guerra - frente inconfundível

Ao mesmo tempo, continua sua epopeia esportiva, ganhando os dois primeiros campeonatos da história da Fórmula 1, em 1950, com o italiano Nino Farina, e em 1951, com o argentino Juan Manuel Fangio ao volante.

Nos anos 1960, a empresa inaugura duas novas fábricas, em Arese, arredores de Milão, e em Pomigliano D’Arco, perto de Nápoles.

Mas, o peso da concorrência se fez sentir, especialmente o dos construtores alemães e japoneses.

Finalmente, em 1986, o grupo Fiat compra a Alfa Romeo e consegue dar um novo impulso, particularmente em 1997, com o lançamento do seu modelo 156, um sucesso de mercado.

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: