Início > Autos Carros Ford, Carros Antigos, Carros Conversíveis, Curiosidades Automotivas, Vídeos Interessantes > A História do Ford Roadster V8 1932 dos assaltantes Bonnie and Clyde

A História do Ford Roadster V8 1932 dos assaltantes Bonnie and Clyde


Naquelas navegações mirabolantes que normalmente fazemos achei um site bem pitoresco e interessante sobre Carros antigos – Bem antigos. Na verdade o site pertence a um velho conhecido, o Júnior Vieira que no último encontro de carros antigos em Campinas – SP que aconteceu no último domingo de Maio,  estava com um modelo para lá de especial –  Ford Roadster 1932 V8.

Já o tinha visto também no Encontro Paulista de Carros antigos e resolvi pedir a ele um pouco da ficha histórica do modelo que vocês podem conferir logo abaixo.

Em 9 de março de 1932 o modelo que citamos saía da fábrica da Ford. Um autêntico  Ford Roadster V8.

Hoje com apenas 78 anos de idade, mas com muita saúde, andando pelas nossas estradas e participando de vários encontros.
Nos EUA ele é popularmente conhecido como “Deuce”, uma gíria usada para referir ao cupê da Ford 1932 e emergiu como favorito para os americanos.

Foram produzidos somente  12.597 para este modelo Roadster – e os preços variavam entre U$460,00 a U$650,00.
Henry Ford esperava com sua criação ter um  V8 mais simples e fácil de produzir, com bloco e cabeçotes em corpo único e válvulas laterais, montadas dentro do “V” entre os cilindros.

Conhecido como Fhathead (cabeçote plano) por ter válvulas laterais com comando no bloco e 65 cv a 3.400 rpm, com grades consideradas até hoje uma das obras-primas do estilo automobilístico.

A Ford havia então projetado um automóvel novo, dentro do qual iria o mesmo motor 4L do modelo anterior, o Ford A, com algumas melhorias. A este modelo resolveram chamar de Ford Model B. Mas eles tinham um segredo, saído das pranchetas e mentes mais brilhantes de seu tempo, um motor com oito cilindros em vê, que poderia pela primeira vez na história ser produzido aos milhares; não, aos milhões! Essa novidade merecia um registro particular, e por isso eles decidiram que o automóvel Ford fabricado em 1932 que recebesse o motor de cabeça chata com oito cilindros em vê, seria chamado de Ford Model 18, uma homenagem ao primeiro V8. Pela primeira vez em sua história, a Ford Motor Company tinha dois automóveis para oferecer ao mercado, e não apenas um.

As carocerias disponíveis para este ano de 1932 somavam 14 tipos diferentes. Eles vinham em roadsters, coupês, sport coupês, tudors e fordor sedans, cabriolet e o phaeton.  Entre todas estas, duas tiveram destaque. Uma era a carroceria “5 Window”, com duas portas com janelas, mais janelas laterias e uma vigia traseira; e a agora muito rara “3 Window” Deluxe Coupê, com portas suicidas.

Curiosidade sobre o modelo:

Os assaltantes Bonni e Clyde agradecem a Henry Ford pelo carro.Em abril de 1934, um mês antes de ser morto pela polícia americana dos Estados do Texas e Louisiana, o assaltante a bancos Clyde Chestnut Barrow (e sua parceira Bonnie Parker) escreveu esta carta de próprio punho a Henry Ford, elogiando o motor V8 da empresa, o qual, para ele, era “magnífico”.

Clyde dizia que sempre dirigiu carros da Ford na época e que, apesar de suas atividades não terem sido estritamente legais, aquele V8 de 1932 era o carro perfeito para fugir da polícia.A carta, escrita há 78 anos, está no Museu Henry Ford, em Dearborn, Michigan.

E para nosso orgulho um destes modelos repousa no Estado de São Paulo, totalmente restaurado e com um motor de fazer inveja aos novos motores Bi combustíveis, já que basta girar a chave e acelerar que ele pega na primeira.

Fonte: Bem Antigos – Carros antigos e regularização de documentos de autos antigos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: