Os 10 maiores recalls de veículos do ano

Dizem que uma das vantagens de se comprar um carro zero é não ter que visitar o mecânico com mais frequência do que a sua família. Assim, você sai da concessionária esperando uma relação estável e duradoura com seu veículo  – pelo menos até que venha a próxima redução do IPI.

Eis que, de repente, a montadora faz uma convocação de recall, algo mais desagradável do que o técnico da Seleção Brasileira não convocar o craque do seu time para a Copa. Risco à segurança e dor de cabeça para o consumidor, pesadelo para as companhias. Estamos ainda em maio, mas o Procon-SP já registrou 21 recalls no Brasil em 2010*. Você sabe quais foram os maiores do ano?

10. Volvo XC60

Um indesejado problema com os cintos de segurança do motorista e do passageiro dianteiro fez a Volvo convocar seus clientes no dia 24 de fevereiro.  Segundo a montadora, os modelos 2009 e 2010 precisam de “reparo do painel lateral dos assentos devido à possibilidade de desprendimento do cinto de segurança em caso de impacto lateral”. Ao todo, foram 322 convocados.

9. Pajero TR4 Flex


Em abril, foi a vez da Mitsubishi Motors chamar os compradores do utilitário esportivo Pajero TR4 para uma visita de retorno, devido ao problema nos parafusos de fixação da válvula no motor. Quem tem os modelos 2009 e 2010 – total de 5435 Pajeros – deve checar se os parafusos podem ficar frouxos, o que deixaria o carro acelerado.

8. Citröen C4


Se o seu C4 hatch ou C4 Pallas 2009 e 2010 apresenta “endurecimento da direção em manobras rápidas”, fique atento. A montadora convocou o recall para evitar que o problema provoque acidentes. Desde o dia 12 de abril, são esperados 6.215 carros para fazer a checagem.

7. Frontier Nissan


A Nissan chamou e 10.624 proprietários da picape Frontier (modelos 2008 a 2010) terão que verificar a “junção da coluna com a caixa de direção”. Talvez você nem saiba o que isso significa, mas, em casos extremos, esta junção pode se soltar e causar a perda do controle do veículo. Ou seja, melhor voltar à concessionária para dar uma olhada nisso.

6. Peugeot 307

Se os faróis do seu Peugeot 307 (Sedan ou Hatch, 2008 e 2009) se apagam repentinamente sem a sua intervenção, é porque provavelmente você está entre os 13.739 convocados no recall da montadora. Desde janeiro a Peugeot reconheceu que “foi constatada uma falha na identificação da posição do comando no acendimento dos faróis”.

5. Burgman AN125


A Suzuki Motos anunciou o recall do scooter Burgman Automatic 125 em março, depois de diagnosticar problema na tampa do tanque de combustível. Foram chamados 42 mil donos de modelos 2008 e 2009 para a substituição da tampa e, assim, evitar o possível vazamento de gasolina.

4. Fiat Stilo

A Fiat convoca desde março 52.474 proprietários dos modelos 2004 a 2010 do Stilo, após decisão do Ministério da Justiça. Um defeito no conjunto do cubo da roda dos veículos poderia, em último caso, causar a soltura da roda e provocar acidentes.

3. NXR 150 e XRE 300

A Honda chamou para retornar à concessionária nada menos do que 143 mil motos em abril, modelos NXR 150 e XRE 300 e anos 2009 e 2010. De acordo com a montadora, algumas unidades podem apresentar “um retorno lento do acelerador, podendo levar à perda de controle da motocicleta, com eventual queda”.

2.  Honda FIT

A Honda também teve que convocar outros 186.902 clientes desde fevereiro, devido a problemas no sistema dos vidros elétricos do Honda Fit.  O defeito no comando dos vidros pode, “em casos extremos, gerar curto-circuito e risco de incêndio”.

1. Novo Gol e Voyage


São quase 200 mil (193.620) proprietários que têm em comum a necessidade de voltar à concessionária Volkswagen para inspecionar por cerca de uma hora e meia o rolamento das rodas traseiras dos seus carros. O comunicado de recall foi feito em fevereiro, para os modelos 2009 e 2010 de Gol e Voyage.  De acordo com a Volks, com o uso do veículo sem reparo pode,  ”em casos extremos, haver o desprendimento da roda e, eventualmente, acidentes”.

Fonte: Portal Exame

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: