Início > Carros Antigos, Carros Nacionais, Curiosidades Automotivas, Eventos > Comemoração do Dia do Automóvel e sua História no Brasil

Comemoração do Dia do Automóvel e sua História no Brasil

Clément Panhard - carro mais antigo do Brasil. Produzido na França, chegou ao país em 1901, mais precisamente a Salvador, onde era usado nos passeios em família do industrial José Henrique Lanat. Feito em madeira armada, possuía motor de um cilindro refrigerado a água e situado na traseira do veículo. (Foto: Angeluci Figueiredo)

Apesar de ter sido instituído há mais de 76 anos no País, pouca gente sabe que hoje , 13 de maio, é Dia do Automóvel. A origem da escolha da data é desconhecida até por especialistas incontestáveis em carros. Não poderíamos deixar de relembrar a data já que o Blog trata especificamente de automóveis, de suas histórias e também de lançamentos e futuro do mercado.

Não se sabe ao certo se o legislador fez essa mesma relação, mas em 11 de maio de 1934 o decreto nº 24.224 instituiu o Dia do Automóvel. Ele seria comemorado, como a abolição da escravidão, no dia 13 de maio

Para o autor do livro A História do Automóvel, José Luiz Vieira (que também desconhece a origem da data), o Dia do Automóvel poderia estar relacionado ao Ford T, marco do início da produção em massa de veículos, em 1909. “Ele também foi o primeiro modelo montado no País, em 1915”, ressalta o jornalista.

Entre todas as invenções, o automóvel sempre terá um lugar de destaque. A história do século XX está intimamente ligada a esse objeto de desejo de tantas pessoas. Se na origem do automóvel estava a vontade de criar um meio de transporte que permitisse à pessoa deslocar-se de forma fácil, rápida e cômoda, hoje o automóvel é muito mais do que isso, pois é encarado como um símbolo de status e estilo de vida do seu proprietário.

O primeiro automóvel da história foi um veículo construído por Joseph Cugnot, em 1771. Tinha três rodas e era movido a vapor. Podia atingir a velocidade de 3,5 km/h. Em 1862, Étienne Lenoir desenvolveu o primeiro motor de combustão interna, utilizando gás. Seguindo essa seqüência de sucessos nos experimentos, os alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler construíram, em 1889, aquele que é considerado o primeiro carro moderno: um automóvel movido a gasolina, já preparado para ser comercializado.

No entanto, a popularização do automóvel só aconteceu em 1908, quando o norte-americano Henry Ford desenvolveu o famoso Ford T, chamado de “Fordinho”, que apresentava um custo muito mais reduzido, devido à concepção da linha de montagem idealizada por Ford. Em cinco anos foram vendidas 250 mil unidades, mais do que todos os carros que circulavam antes da sua invenção. Foi esse o modelo que serviu de base à criação dos atuais automóveis.

Utilizada até hoje, a linha de montagem funciona de maneira a economizar tempo e, conseqüentemente, reduzir o custo do produto final. Cada funcionário, ou um grupo deles, é responsável pela instalação de uma das partes do veículo, que segue na “linha” até outro grupo, responsável por outra parte, e assim sucessivamente, até que o carro fique completo.

A partir daí, o automóvel ganhou definitivamente as ruas, onde várias marcas e modelos disputam a atenção do consumidor. Algumas delas entraram para sempre na história do automóvel. O Volkswagen, ou seja, “carro do povo”, o Citroën 2Cv e o Fiat 600 são exemplos de carros que atingiram enorme popularidade, com fãs-clubes em todo o mundo.

A história do automóvel, no Brasil, apresenta algumas curiosidades e momentos pitorescos. Em 1893, as pessoas se comprimiam na rua Direita, em São Paulo, para ver de perto Henrique Santos Dumont, irmão do Pai da Aviação, “pilotando” seu carro aberto, movido a a vapor. Em 1897, no Rio de Janeiro, o povo se surpreendeu com o primeiro automóvel da cidade, cujo dono era José do Patrocínio, o famoso Tigre da Abolição, que dirigia seu veículo a vapor importado da França. Em 1956, Juscelino Kubitschek implantou a indústria automotiva no Brasil, mediante a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), fato que concorreu para o desenvolvimento industrial do país e crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes.

Quer relembrar mais alguns carros antigos que fizeram história… clique aqui

Veja um dos maiores comerciais de carros -muito em elaborado – já feito até hoje.

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Anúncios
  1. maio 20, 2010 às 7:09 pm

    É muito legal poder olhar o passado e ver o quanto o automóvel evoluiu. E mesmo assim, aínda achar interessante um automóvel de mais de 100 anos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: